Na prática clínica reumatológica, a dieta é fundamental para o tratamento dos doentes obesos, seja qual for a sua doença reumática, e importante para o tratamento da gota única, da osteoporose, da artrite reumatóide e de outras doenças inflamatórias crónicas.
Conselhos aos doentes com artrite reumatóide
Os doentes com artrite reumatóide estão frequentemente emagrecidos e carenciados em ácido fólico, ferro, zinco e outros sais minerais, bem como em vitamina B6 e vitamina C. A dieta destes doentes deve ser rica e variada, com uma quantidade suficiente de proteínas, sais minerais e vitaminas, o que na prática se traduz por 140-200 gramas de carne ou peixe por dia e abundante ingestão de vegetais e de frutos. Os doentes com artrite reumatóide a tomar corticoesteróides devem evitar o uso de sal, ingerir alimentos ricos em potássio (verduras, laranjas, bananas), não ingerir demasiados hidratos de carbono e comer alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurtes).
Ref: DOENÇAS REUMATICAS- A dieta, A osteoartrose, As férias, A cirurgia. Queiroz, Mário Viana de
Olá Dr.
ResponderEliminarEmbora seja da área da saude,gosto sempre de aprender.Gostei deste tópico,além disso faz parte da área de ensino que os enf.fazem.
Obrigada e um beijinho.
Nada. Obrigado eu.
ResponderEliminar