14 março, 2008

Metatarsalgia, Síndrome de Morton e Neuroma de Morton.





METATARSALGIA


Dor sentida nas cabeças dos metatarsos, mais precisamente nos quatro últimos metatarsos. A dor e a formação de calo sob as cabeças metatársicas mediais decorrem da alteração da biomecânica da sustentação de peso. Entre as causas da metatarsalgia destaca-se: A Artropatia Inflamatória que pode provocar sinovite nas articulações metatarsofalângicas e processos mecânicos como a sobrecarga plantar ou o calçado inadequado.
Os sintomas característicos são: dor tipo mecânica (que aparece tanto em pé como na marcha); tumefacção na planta do pé (poderão aparecer calosidades na superfície plantar em todas as cabeças dos metatarsos) e por fim, existirá alteração significativa da marcha, pela dor provocada pela carga no ante pé, sendo assim, o paciente caminhará apoiando no retropé.

NEUROMA DE MORTON OU NEURINOMA DE MORTON

Usualmente no terceiro espaço interdigital, pelo facto de ser a união entre ramo lateral e medial dos nervos digitais plantares, o qual fica engrossado e comprimido pelo terceiro espaço. A presença de maior mobilidade no quarto espaço metatársico em relação ao terceiro favorece a ocorrência de microtraumas. A incidência é maior nas mulheres, acima de 40 anos, pela preferência em usar calçado de salto alto, o que favorece a compressão do nervo contra o ligamento intermetatársico pela hiperextensão da articulação metatarsofalângica.

SÍNDROME DE MORTON OU SÍNDROME DOLOROSO DO ESPAÇO INTERMETATÁRSICO

É uma metatarsalgia da segunda cabeça metatársica, que em função de o primeiro osso metatársico ser curto demais e o segundo mais longo, passa a sustentar o peso, provocando
espessamento do osso e consequentemente dor. A clínica consiste em dor aguda que piora com a marcha ou quando se fica na ponta dos pés.
Importa salientar que estas patologias são mais frequentes no sexo feminino do que no masculino, embora a prática clínica nos diga que, se ocorrer sobrecarga e/ou alteração mecânica do pé, a prevalência é igual para ambos os sexos.

Tratamento conservador

(Como exames complementares de diagnóstico, pode-se solicitar a radiografia, para exclusão de outras patologias como fractura por stress dos metatarsos, a Ecografia e/ ou Ressonância Nuclear Magnética.).

1. Uso de anti-inflamatórios orais na fase aguda.

2. Alterações na biomecânica: Uso de almofadas metatársicas específicas facilmente encontradas no mercado, para distribuição do peso aliviando a sobrecarga na região afectada.

3. A escolha do calçado é importante, e com isso, uma avaliação dos arcos plantares e da posição do seu pé na marcha, por isto, o aconselhamento com um podologista é valioso e o melhor tratamento é sempre multi-disciplinar.

4. Fisioterapia- Exercícios proprioceptivos: sendo aqueles que provocam desequilíbrios, cama elástica, andar em linha recta, giro-plano, agentes externos: Ultra- Sons, TENS, etc.

5. O tratamento cirúrgico às vezes é eficiente se outros tratamentos não obtiverem o resultado esperado.

Tratamento Osteopático

Manipulação/ Mobilização dos metatarsos e dos dedos, para aumentar mobilidade, espaço inter-metatársico, relação interface-nervo e drenagem de enxudado. 

Mobilização das estruturas biomecânicas de todo o membro inferior e cintura pélvica é crucial no entendimento da globalidade do paciente.

A manipulação dos tecidos mio-fasciais pode ser bom recurso.

A mobilização do nervo tibial e ramos plantares internos externos, associando ao tronco ciático.

Exercícios de fortalecimento e alongamento podem ser recomendados.

50 comentários:

  1. Caro Drº Bruno Moreira Campos, eu já tentei de tudo, inflitração, fisioterapias, choques, e varios remédios, o que eu podei fazer mais, desde já agradeço a Vossa atenção.

    ResponderEliminar
  2. Caro Mário,

    O que lhe foi diagnosticado? Síndrome ou Neuroma de Morton?

    Em ambas as patologias podem existir alterações estruturais do pé (como o pé plano) que lhe podem causar os sintomas. Outra das alterações tem a ver com o calçado. Alguma vez lhe falaram em cirurgia?

    Se já tentou fisioterapia ou outras terapias manuais, acho que não perde nada em ser aconselhado por um Podólogo. O Podólogo faz-lhe uma avaliação da biomecânica do pé e prescreve um formato de palmiha feita de acordo com os achados clínicos do exame físico. Fará, porventura, muito mais, mas é uma área que não domino. Deixo-lhe um link de um site de uma Podolgista, que apesar de não conhecer pessoalmente, já ouvi falar muito bem.

    http://linhapodologica.blogs.sapo.pt/tag/neuroma+de+morton

    Ps: Mantenha-se em contacto e se não conseguir nada através deste contacto podemos pensar em alternativas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. boa noite dr.Bruno tenho ja foi feito a incisão, com cirurgia entre o segundo e terceiro porem, voltou a doer o sr. pode dar uma orientação , desde ja muito obrigado

    ResponderEliminar
  4. Sr. Denis, a cirurgia nem sempre resulta. Depende bastante da etiologia, causa, do síndrome.
    Se me puder dar mais informações é mais fácil ajudá-lo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Dr.Denis apos a cirurgia de retirada do neuroma de morton ja faz 3 meses q o meu pé doi dia e noite. Ele da fisgadas insuportaveis. O que sera q causa essa dor?

    ResponderEliminar
  6. Todos esses tratamentos preconizados geralmente resultam em nada. Para alguns, pode ser que resulte apenas em controle da dor.
    Atualmente algumas clínicas, especializadas em medicina esportiva, passam a usar o tratamento com P.R.P. - Plasma Rico em Plaquetas. Essa técnica existe no Brasil desde 1989 mas só está sendo utilizada agora, em metatarsalgia. Os resultados em outras patologias,incidentes em articulações ou musculares, são formidáveis, acelerando o processo de recuperação de forma espantosa!
    Já utilizou essa técnica,Dr.?

    Tom Sales

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela questão. Tom, a Osteopatia é uma terapêutica manual e apesar de podermos dar conselhos sobre alguns fármacos ou terapêuticas naturais, a técnica que referiu foge ao nosso âmbito.De qualquer maneira, já ouvi falar sobre o PRP. Será que é possível fornecer-me alguns links ou referências de estudos ciêntíficos que comprovem a sua eficácia?

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. olá bruno, tenho uma provavel metartasalgia, com artrite provavel, dores fortes na parte frontal do pé nos dedos. de ambos os pés. mais tendão. ja fazem alguns anos 2 a 4 e nos ultimos meses intensificou. qual o possivel tratamento, seria possivel evitar cirurgia, e tentar levar uma vida normal?

    ResponderEliminar
  9. Dr Bruno, mais uma vez busco conhecimento através de seu Blog. Desta vez acho que estou com Neuroma de Morton. Nos sintomas anteriores a dor em determinados movimentos passava rápido, mas agora o "choque" está demorando mais . Corro muito bem na areia fofa, mas em solo normal já estou mancando para jogar o peso corporal em outra parte do pé (esquerdo). Posso (devo)colocar calor? Infiltração cura ou é paleativo?? Pode-se evitar cirurgia? Ando muito de tênis, pouco salto, nenhum problema ortopédico nos pés.Seria "overuse"?
    Desde já agradeço sua atenção,
    Raquel Sartori

    ResponderEliminar
  10. Olá Raquel. Se corre bem na areia não me parece que seja neuroma. Tem sintomas de dormência nos dedos? Em que metatarso doi? Já reparou se tem calosidade na região? Poderá ser apenas uma artrite. Já tomou AINE? Algum exame de diagnóstico?

    ResponderEliminar
  11. Farei uma ressonância magnética na próxima semana e não sinto nenhuma calosidade. Comprei um bom tênis para andar melhor. O que é AINE ??

    ResponderEliminar
  12. Caro Dr. Bruno. Fiquei sofrendo aproximadamente um ano e meio com fortes de crises de neuromas de mortom, dois no pé esquerdo e um no direito. Fiz a cirurgia simultânea nos dois pés, exatamente a três meses e uma semana.Após um mês de cirurgia as dores aumentaram na face plantar dos pés, como se houvessem um limão abaixo dos dedos e não consigo andar. A pele ficou dormente, mas meus dedos latejam (ossos)exatamente como inflamação. Já tomei antinflamatórios, faço fisioterapia, estou tomando novamente remédios. Meus pés incham, queimam e doem muiiito! A dor mais forte fica exatamente na cabeça dos metatarsos, dos mesmo que foram retirados os meuromas, entre o 1 e 2, 3 e 4 (PÉ ESQUERDO) E 3 E 4 (PÉ DIREITO). Não sei mais o que fazer... por favor me ajude!
    Claudia

    ResponderEliminar
  13. Claudia,

    Lamento a sua dor e espero que melhore muito rapidamente, mas não sei como posso ajudá-la a não ser dizer-lhe para falar com o neuro que a operou ou com outro médico da especialidade. Se teve a dor durante muito tempo, pode estar a sofrer de dor crónica, embora o quadro que apresenta seja também típico de inflamação.

    Melhoras rápidas.

    ResponderEliminar
  14. Caro Dr. Bruno,
    Fiz a cirugia há um mês, nos dois pés (neuromas de Morton). Mas ainda estão muito doloridos, precisamente nas regiões operadas. Quanto tempo é necessário p/ a recuperação?

    Fala-se em 45 dias. Essa informação procede?

    Grata, desde já.

    ResponderEliminar
  15. Doutor Bruno , descobri pelas pesquisas que fiz na net que o que tenho é neuroma de norton , pois os sintomas são o indicativo, porém, fiquei triste poois todos od depoimentos que li não tiveram sucesso nem com medicamentos nem com cirurgias??? Fiquei um pouco indignada pois o ortopedista que me diagnosticou nem sequer levantou a hipótese desse problema,e assim ainda não tomei nenhum medicamento. Gostaria de saber se tmo qualquer anti inflamatório ou tem algum específico?? Obrigada.

    ResponderEliminar
  16. Caro dr. Bruno
    Fui operada ao joante do lado esq para deixar de ter dores devido ao neuroma de norton diagnosticado em RM. Passaram 4 meses e continuo a sentir a dor no mm sitio entre o 2 e 3 dedo. Não houve alteração. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  17. Bom dia! Dr. Fiz a cirurgia há 27 dias, ainda não estou pisando usando sapato especial para situação, porém não consigo ficar com o pé para baixo pois começa e inchar e doi, bastante incomodo. Quanto tempo a recuperação deste procedimento? Obrigado

    ResponderEliminar
  18. caro dr.bruno eu tenho neouroma de norto e vou fazer cirurgia gostaria de sabe quanto tempo eu ficarei afastada do serviço pois trabalho em pe o dia todo e gostaria de saber quanto tempo pra recuperaçao...obrigado

    ResponderEliminar
  19. Olá, sou a Regina, do comentário acima. Uma boa notícia: agora, com quase dois meses de cirurgia, o dolorimento praticamente desapareceu.
    Dica p/ o anônimo, q operou há 27 dias: evite ficar com os pés p/ baixo. De preferência, posicione-os acima da cintura. Isso ajuda, e muito, a recuperação.

    Um abraço a tod@s, e boa sorte.

    ResponderEliminar
  20. Dr Bruno, sou Marcia e estou tratando o meu pé esquerdo já tem 4 meses. Fiz ressonância e deu tenosinuvite, celulite plantar e bursupatia já tomei vários antibióticos e antiflamatórios, faço fisioterapia antiflamatória, uso robofut e muletas porém ainda sinto dores e um calo enorme nas cabeças dos 2° e 3° metatarsos. Na ultima consulta o dr disse que tem que fazer cirurgia para reparar uma deformidade nos dedos. Posso ter síndrome, neuroma ou matatarsalgia? Em quanto tempo vou voltar a andar? Existe algum outro tratamento?

    ResponderEliminar
  21. Em 20/02/2011, como relatei acima, seguindo a orientação de uma médica ortopedista da área esportiva, realizei o PRP nos metatarsos II de ambos os pés, resultando apenas em mais dor, pois essa infiltração, segundo apurei depois, não se aplica aos pés. Cuidado com oportunismos!Hoje faz 65 dias que os operei - metatarsalgia,com médico extremamente renomado, porém, as "bolinhas" que sentia nos ante- pés, agora são dois bolas maiores, doendo mais, apesar das fisioterapias, acrescentando a sensibilidade nos cortes feitos no "peito" dos pés. Minha lamentável conclusão é de que não existe cura para metatarsalgia, salvo PROVA em contrário e o resto é uma vergonhosa oportunidade de certos médicos sem escrúpulos de ganharem $ de doentes desesperados!
    Desejo sorte a todos, desse ingrato clube!

    Tom Sales

    ResponderEliminar
  22. dr°, tenho metatarsalgia faz um ano, e já fiz fisioterapia, estou usando palmilhas receitadas pelo médico e uso um sapato ortopédico com salto. Eu sinto que já tentei de tudo. Mas a dor persiste, tenho 19 anos (não sei se isso vai ajudar), enfim, quero saber se já é hora de fazer uma cirurgia.

    ResponderEliminar
  23. Dr Bruno, tenho feito estágio e tenho uma dúvida quanto a mobilização neural, ela tem um bom resultado quanto ao neuroma de Morton?

    ResponderEliminar
  24. oLÁ, TENHO O NEUROMA HÁ UNS DOIS ANOS , PASSEI POR 5 MÉDICOS E APENAS O QUINTO, NO FINAL DO ANO PASSADO ME DEU O DIAGNÓSTICO CERTO.FIZ A CIRURGIA HÁ 5 DIAS E CONDESSO ESTOU ASSUSTADA COM OS COMENTÁRIOS QUE LI A RESPEITO DOS PÓS OPERATÓRIOS...O QUE ME CONDORTA ATÉ O MOMENTO É QUE NO HOSPITAL CONHECI UMA SENHORA QUE FEZ NOS DOIS PÉS HÁ UM ANO E NUNCA MAIS SENTIU NENHUMA DOR....

    ResponderEliminar
  25. Bom dia, venho sentindo dores terríveis no pé esquerdo, procurei um ortopedista, fiz uns exames e no resultado da ultrassom acussou Neuroma de Morton. Como trabalho em pé na maioria das vezes ou pendurada (alpinismo industrial), gostaria de saber de quanto é o tempo de recuperação para o caso de cirurgia para retirada do neuroma. Desde já agradeço. Att. Jani-RJ

    ResponderEliminar
  26. Bom dia, venho sentindo dores terríveis no pé esquerdo, procurei um ortopedista, fiz uns exames e no resultado da ultrassom acussou Neuroma de Morton. Como trabalho em pé na maioria das vezes ou pendurada (alpinismo industrial), gostaria de saber de quanto é o tempo de recuperação para o caso de cirurgia para retirada do neuroma. Desde já agradeço. Att. Jani-RJ

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde,

    a melhor pessoa para responder à sua questão, será o médico cirurgião.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. bom dia dr.eu tenho dois neuroma de morton ja fiz infiltracoes tomei vários antibióticos mais ainda continua doendo sera que a cirurgia e a mais indicada.

    ResponderEliminar
  29. BOA NOITE DR, FIZ CIRURGIA DE NEUROMA DE MORTON NO DIA 16/04/2012. HOJE 30/04/2012 O MEDICO TIROU OS PONTOS.ESTOU TRISTE E GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO POIS O MEDICO DISSSE QUE UE DEVO PISAR E QUE NAO DEVERIA DOER, MAS NAO E O QUE ESTOU SENTINDO.
    NAO CONSIGO PISAR NO CHÃO SOMENTE COM CAUTELA POIS SINTO MUITA DORMENCIA E TAMBEM DOR. COMO DISSE QUE NAO CONSEGUIRIA TRABALHAR NO DIA 02/05/2012 ELE ME DEU MAIS ATE O DIA 06/05/2012. ESTOU COM MUITO MEDO DE AINDA NAO ESTAR CONSEGUINDO ANDAR DIREITO, E SE ESTE INCHAÇO E VERMELHIDAO LEVA MUITO TEMPO PARA DESAPARECER?

    ResponderEliminar
  30. Tom Sales29 maio, 2012

    Como já comentei, a experiência própria é a nossa melhor conselheira! Já ouvo gente falar em bons resultados com cirurgia de Neuroma de Morton; parece que funciona, nesses casos. Operei, em 27/07/2011, no H.Einstein, particular, com médico renomado e soube cobrar muito bem. No entanto, 10 meses após, estou pior, pois a cirurgia não deu certo, o médico "deu de ombros" e a recuperação tecidual pós-cirúrgica é muito lenta. Só há dois conselhos a serem dados: 1º: NÃO TENHAM METATARSALGIA, pois não tem cura!
    2º: usem a Palmilha Tipo Valente,acamurçada, que é a única que funciona muito bem. O resto é
    propaganda do que mais existe: gente incompetente e mercenária.

    Tom Sales

    ResponderEliminar
  31. Tom Sales29 maio, 2012

    Caro anônimo: Você logo deixará de sê-lo, pois a recuperação é muito lenta, apesar de seu bom prognóstico.
    Tenha paciência, utilize palmilhas tipo "Valente" - Ver no Shopping Ibirapuera, compre um tênis leve e um nº acima do seu e seja feliz.
    Dr. Bruno, me perdoe pela indevida interferência mas entendo que o Blog não é um site e foi feito para troca de experiências. Obrigado pela oportunidade.

    ResponderEliminar
  32. Dr.Brunoo boa noite, fiz no dia 18/jun/2012 cirurgia p/retirada de 2neuromas de morton no pé esquerdo, levei 1mês p/retirar os pontos pois inflamou, foi feita pelo dorso, ainda não estou colocando o pé no chão, estou fazendo fisioterapia: Tenz/Lazer/manual, que dói bastante e parece ter como consequência dores e fisgadas constantes e também um rocheado em cima da cicatriz, que não existia antes. Será que a fisioterapia está correta? Estava colocando o pé na água quente p/aliviar a tensão, mas falaram p/colocar gelo, acho q está doendo mais, não sei mais o que faço. Peço surja orientação. Grata. Cristina/

    ResponderEliminar
  33. Minha filha ira fazer uma operação neuroma do pe direito 3,0cm e 2,5 cm.Tenho receio da dor não passar pelos comentarios que escuto. Isso procede?

    ResponderEliminar
  34. Olá Dr. Bruno, fiz a cirurgia de Neuroma de Morton há 6 anos, no pé esquerdo. Minha cicatriz dói muito, até hoje e o neuroma voltou. Antes da cirurgia, tentei alguns tratamentos como: palmilha, fisioterapia e infiltrações. As infiltrações davam resultados temporários, que duravam cerca de 6 meses. Já os outros tratamentos foram em vão.
    Acha que tratamentos alternativos como a própria osteopatia, acupuntura podem me ajudar?

    Obrigada;
    Daniela

    ResponderEliminar
  35. Daniela,

    Apesar de ser difícil de opinar sem a ver e avaliar, o que posso dizer é que a osteopatia é muito eficaz em resolver ou aliviar problemas mecÂnicos que podem causar compressão de um nervo. Neste sentido a Osteopatia poderá conseguir minimizar ou resolver o seu problema.


    ResponderEliminar
  36. fiz a retirada do neuroma de morton há 17 dias e em nenhum momento senti dor. Estou levando o repouso pós operatório a sério e não tive nenhum inchaço, vermelhidão, nada. Estou usando sandalia de baruk.Tudo super bem.

    ResponderEliminar
  37. Olá Dr. Peço sua ajuda em relação ao meu problema. Desde fevereiro que sofro com um problema no dedão do pé direito. Fiz ressonância que deu derrame articular, depois fiz eletroneuromiografia e deu neuroma de joplin. O primeiro médico q fui disse que esse derrame não era nada, daí fui no segundo e foi ele quem pediu o eletro. Depois q deu esse neuroma ele me mandou ir procurar um neurocirurgião para ver a possibilidade da cirurgia. Procurei, ele me passou um medicamento que nada resolveu e qdo voltei lá ele disse simplesmente que não poderia fazer minha cirurgia pq nunca tinha feito nada parecido com meu caso. Ele me deu o telefone de um ortopedista, qdo liguei era o mesmo que tinha me mandado procurar o neuro, srsrsr. Não fui, claro.
    Tenho uma dificuldade danada de encontrar neurocirurgião pelo meu plano e agora estou achando que as dores estão aumentando e o "choque" no dedão também.

    ResponderEliminar
  38. Boa Noite,Dr.
    Gostaria de saber se a metatarsalgia pode aparecer de repente, porque eu não sentia nenhuma dor no pé, andava bem, foi quando usei uma sandália baixa e aberta por pouco tempo daí comecei sentir a dor e não parou mais, já esta com 15 dias.

    ResponderEliminar
  39. Boa Noite Dr.,
    Depois de vários proficionais e 1 cirurgia totalmente desnecessária. Fui diagnosticado com Neuroma de Morton. Já passei por todos tratamentos conservadores (palmilha, massagens, etc...) e nada surtiu efeito. A dor é insuportável. O senhor acha que a cirurgia é uma solução? Quais as chances de sucesso?
    Grato,
    Henrique

    ResponderEliminar
  40. Henrique,

    Tendo em conta o historial, embora curto, penso que a melhor opinião será mesmo a dos médicos neuro-cirurgiões.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  41. Jaqueline,

    sim uma inflamação articular pode ter início repentino. Se não melhorar consulte um profissional.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  42. Gente, me identifiquei com muito com os comentários. Tenho neuroma há 3 anos e já fiz de tudo... fisioterapia, infiltração, acupuntura, reflexologia.. tive indicação para cirurgia, mas não queria fazer porque tenho filho pequeno e o repouso seria inviável. Estava muito sem esperança. Não conseguia um sapato pra colocar que não me desse nausea de tanta dor (tenho nos 2 pés).
    Aí, numa dessas coisas que acontecem na vida, bati bem forte um dos pés e acabei de arrebentar com ele. Estava bem difícil andar. Foi quando alguém me disse para passar erva de santa maria no pé e enfaixar. Qual foi a minha surpresa ao perceber que o neuroma também melhorou já no primeiro dia. Passei a enfaixar os dois pés toda noite e a minha dor diminuiu cerca de 90%!! Estou colocando meus antigos sapatos sem problemas. Coloquei as folhas verdes da erva em álcool. Esfrego nos pés à noite e os enfaixo. É um milagre!! Gostaria de compartilhar com vocês porque já chorei muito de dor nos pés e achei que não houvesse solução.
    Espero que os ajude também!

    ResponderEliminar
  43. Olá, acabei de passar pela cirurgia de retirada de um Neuroma de Morton que me acompanhou por longos 10 anos. A decisao de retira-lo foi a melhor coisa que fiz! Apesar da cirurgia ser muito simples e rapida a recuperação requer muita paciencia. Não tirei os pontos ainda e percebo que meu pé incha apenas se eu deixa-lo para baixo, ou seja, depende apenas de mim. Ainda sinto dores como se ele ainda estive aqui, mas nao chegam nem perto do que eu sintia. Estou bem esperançosa que em breve ja estarei andando e sem dores. Todas as orientações como dores " por memoria" e inchaços me foram passadas pelo meu medico. Como trata-se de uma intervençao cirurgica é legal tomar todos os cuidados e deixar o corpo se reestabelecer. Se eu soubesse que seria tao simples ja teria feito isso muito antes!! Boa sorte a todos!! Abraços

    ResponderEliminar
  44. Dr o meu laudo deu Discreta redução.
    Diminuta imagem nodular e hipointensa em T1e levemente hiperintensa em T2,situada na região plantar do terceiro espaço interdigital,medindo cerca de 0,5cm.
    Não podendo descartar a possibilidade de neuroma de Morton.
    Leva edema de partes moles no dorso do antepé.
    Bem Dr é esse mais ou menos o laudo. Gostaria de saber se tem cura? Pois ultimamente tá muito difícil prá mim usar qualquer sapato.Alto,baixo,fechado aberto,etc tá uma tortura.Chego em casa com os pés coçando,pegando fogo,vermelho,inchado e doendo muito! Por favor me dar uma luz para esse meu problema!

    ResponderEliminar
  45. Olá Doutor, fiz a cirurgia de retirada de neuroma nos dois pés, dia 7 de junho desse ano,já são 2 meses e meio e sinto fortes dores, não consigo calças sapatos ainda pois o pé incha muito,sinto uma bola embaixo dos pés, e o 2º dedo dos dois p´[es estão dormentes, isso é normal, poderia me indicar alguns exercicios?

    ResponderEliminar
  46. Dr.a acupuntura é indicada para tratamento do neuroma? grata.

    ResponderEliminar
  47. gostaria de saber se doença de morton tem cura. quem tem essa doença, não pode usar sapatos de salto?

    ResponderEliminar
  48. Luciana Prado27 janeiro, 2015

    Boa tarde, Dr.
    Por favor se o inicio do trauma decorre normalmente do excesso de peso. Seria benéfico a adequação do IMC do individuo?

    ResponderEliminar
  49. Olá Dr. Bruno. Creio que o meu caso não se enquadre nesses que foram citados. Contudo, gostaria de lhe contar minha situação, assim o sr. Pode me aconselhar o que fazer e qual médico procurar. Sinto dormência no dedão do pé há mais ou menos 1 ano, é exatamente na lateral do dedão, ao lado da unha, como se o nervo estivesse adormecido ou morto. Aperto com a unha e não sinto dor como nas outras partes do dedão. Não coça, não sinto dor e não houve alteração de cor. O que senhor acha? Qual médico devo procurar. Agradeço desde já!

    ResponderEliminar