O sono é um dos pilares da saúde e para a maioria dos adultos uma boa noite de sono anda entre as 6h e 8h. Durante o sono são produzidas hormonas como a melatonina, serotonina e hormona do crescimento, indispensáveis para um sistema imunitário forte com acções anti-oxidantes, por exemplo. Então, os distúrbios do sono podem ter como consequência um sistema imunitário deficiente, perdas de memória e de raciocínio, diminuição da resistência física e aumentar a propensão para doenças cardíacas, gastrointestinais, endócrinas, psicológicas, ou seja, por outras palavras um sono não reparador contribui para uma maior probabilidade da doença física e emocional, para além de reduzir as defesas orgânicas.
Quem não sofreu já ou periódicamente tem insónias?
Deixo umas dicas que acho úteis.
Como melhorar o seu sono?
- Durma em escuridão total ou o mais escuro que conseguir. O mínimo de luz pode acordá-lo (a) e interromper o seu relógio interno e ritmo natural de sono. A luz de candeeiros ou aparelhos eléctricos é captada pelo nervo óptico e envia mensagens ao encéfalo para despertar e entrar em acção.
- Elimine os campos eléctro-magnéticos do seu quarto. Aparelhos como o telémovel, alarmes, e televisões produzem energia quando estão ligados, contribuindo para um descanso pouco profundo o que pode diminuir ou interromper a tão importante produção de hormonal.
- Mantenha uma temperatura agradável no quarto. 20º a 22º é o ideal.
- Não tenha relógios perto de si se forem luminosos. A última coisa que quer é o cérebro preocupado e atento às horas que passam.
- A sua cama é para dormir. Evite trabalhar ou ver televisão na cama, porque será mais difícil relaxar quando for o momento. O quarto e a cama são o seu santuário do sono.
- Considere dormir em quartos separados, caso o seu parceiro (a) ressone ou tenha um sono irrequieto interrompendo o seu próprio sono.
- Vá à casa de banho imediatamente antes de se deitar.
- Evite beber líquidos até 2h antes de se deitar.
- Evite comer um snack antes de ir para a cama, especialmente os açucarados, pois fazem subir o nível de açúcar no sangue e impedem-no (a) de adormecer, para além de que quando os níveis de açúcar baixarem vão acordá-lo (a) e privá-lo (a) de uma boa noite de sono.
- Coma uma refeição altamente proteica algumas horas antes de se deitar uma vez que estimula a produção de hormonas.
- Estabeleça uma rotina. Deite-se sempre à mesma hora (idealmente seria poucas horas depois do pôr do sol, mas tendo em conta a vida moderna, entre as 22h e 24h); Não altere o seu padrão e rotina de sono ( é difícil regular o ritmo outra vez); Faça actividades relaxantes antes de se deitar, como um banho quente (não era isso que pensava que ia ler eu sei:))
- Não trabalhe ou veja TV pelo menos 1h antes de se deitar. São actividades demasiado estimulantes o que não ajuda se quiser adormecer rápido e relaxado (a).
:o Eu durmo bastante mal a não ser quando tomo xanax. Os seus conselhos são preciosos mas tenho a consciência que é quase impossivel segui-los. Mas bebo chá quente ao deitar que me embala um pouquinho...
ResponderEliminarImpossível porquê? Não são assim tão difíceis. O difícil é ganhar a rotina.
ResponderEliminarOlá Doutor. Gostei das dicas sobre como ter uma boa noite de sono mas comigo não resultam. Só resultam os meus medicamentos e muitas das vezes nem fazem efeito que é muito desesperante. pois que gostava que as suas dicas resultassem. Cumprimentos
ResponderEliminarObrigado
ResponderEliminarTenho problemas com despertares, na polisonografia não apresentou nenhuma patologia, tenho eplesia (ausencias) trato com torval, estou fazendo tratamento com melatonina 6mg, mas continuo despertanto a partir das 3:00hs. Sigo boa parte das suas recomendações. Não sei mais o que fazer, já consultei diversos profissionais.
ResponderEliminarObrigado