09 janeiro, 2013
Artrite Reumatóide e Osteopatia
A Artrite Reumatóide ( AR) é uma doença poliarticular ( sinovite), simétrica e inflamatória que afecta ambos os sexos, sendo mais frequente em mulheres. Tipicamente afecta a primeira articulação metacarpo-falângica, os pulsos, articulações proximais dos dedos das mãos e pés, mas numa fase tardia pode afectar a cervical ou qualquer articulação envolvida por uma membrana sinovial. Apesar de ser uma doença que afecta sobretudo as sinoviais, as manifestações sistémicas ( noutros órgãos) estão presentes na maioria dos pacientes. Inicia-se geralmente em adultos jovens e mulheres na perimenopausa , afectando indivíduos activos e causando por vezes incapacidade precoce para o trabalho e dependência de terceiros para as actividades de cuidados pessoais.
A artrite reumatóide pode ser mais ou menos agressiva, dependendo se estão presentes: factores reumatóides séricos, o HLA DR4, parâmetros inflamatórios (VS, PCR) mais elevados e o IGM positivo.
O tratamento Osteopático não cura e deve ser acompanhado com o tratamento da medicina convencional. Nas fases agudas e sub-agudas o Osteopata deve recomendar um programa de exercícios para melhorar a mobilidade articular ( como o CINDI), bem como usar diversas técnicas indirectas ( algumas técnicas podem ser contra-indicadas em doenças inflamatórias agudas) que permitam o aumento da mobilidade articular e alívio de dor ( que actuam também no sistema nervoso periférico e central), a drenagem de resíduos e o relaxamento dos tecidos peri-articulares ( músculos e fascias), muitas vezes rígidos.
-
Uma dieta equilibrada e específica é desejável nos pacientes com AR (http://osteopatia-aartedotoque.blogspot.com/2007/11/dieta-na-artrite-reumatide_10.html) e o Osteopata deve dar conselhos básicos sobre nutrição, não substituindo naturalmente o especialista.
Ref: Foundations for Osteopathic Medicine, second edition, AOA;
Dra. Margarida Cruz, Prof. Dr. Jaime C. Branco, Unidade de Reumatologia, Hospital Egas Moniz.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CINDI, programa CINDI promovido pela Reuma, certo? Countrywide Integrated Non-communicable Diseases Intervention. Para quem não entender a nomenclatura.
ResponderEliminarCump.
Obrigado Gonçalo. Dei foco aos exercícios, mas o programa é bem mais vasto que isso e pretende uma mudança do estilo de vida em pacientes crónicos. Abraço
ResponderEliminar